Aos amigos. Li este texto e achei interessante divulgar no blog. Trata-se de uma série de dicas de como obter sucesso desenvolvendo habilidades em se relacionar. Dividirei o texto em 3 postagens para não ficar muito cansativo.
PARTE 1:
Como a "inteligência social" pode
alavancar sua carreira
Ter bons
relacionamentos ajuda a ganhar pontos no ambiente de trabalho. Veja as dicas
dos especialistas.
Verônica Mambrini, iG São Paulo
Que tal transformar todas as horas gastas em redes sociais num
instrumento poderoso para achar uma oportunidade de trabalho incrível? Já
pensou em usar sua habilidade como ombro amigo para conseguir um aumento?
Habilidades como essas tornam-se competências fundamentais para avaliar sua inteligência social , um conceito novo definido como a
capacidade de lidar com as outras pessoas e entender os sentimentos alheios.
“Inteligência social é a capacidade
de se relacionar com as pessoas e fazer com que as reações sejam empáticas.”
Cada vez mais valorizadas em ambientes de trabalho,
as habilidades sociais podem ser a diferença entre crescer profissionalmente ou
permanecer estagnado . “Se um gênio acadêmico ou técnico
aumenta sua habilidade social, torna-se um profissional imbatível”, afirma Alexandre
Bortoletto, instrutor da SBPNL – Sociedade Brasileira de Programação
Neurolinguística.
O conceito é um desdobramento e uma ampliação da
teoria das inteligência múltiplas do psicólogo norteamericano da Universidade
de Harvard, Howard Gardner.No livro "Estruturas da Mente", Gardner
descreve inteligência como a capacidade humana de criar e de resolver problemas
e afirma que existem vários tipos de inteligência, todos igualmente
importantes.
A teoria das inteligências múltiplas já deu origem
a pelo menos um best seller, " Inteligência emocional ",
de Daniel Goleman, que fez sucesso nos anos 1990 .
Nesse seu novo livro “ Inteligência Social ”, Daniel Goleman,
afirma que o modo como interagimos influencia nosso comportamento e o
funcionamento do corpo, com impactos até na neuroquímica do humor, por exemplo.
Além de literalmente, fazer bem para nós, valores positivos, como empatia,
altruísmo e generosidade têm poder de nos conectar com outras pessoas e trazem
ganhos sociais. E a melhor maneira de desenvolvê-los é praticando. “Mudanças
grandes de ambiente são necessárias para desenvolver habilidade sociais”, diz
Bortoletto.
“Se um gênio acadêmico ou técnico
aumenta sua habilidade social, torna-se um profissional imbatível.”
A professora
doutora da FEA-SP e coordenadora do Programa de Vida e Carreira, Tania Casado,
no entanto, embora cautelosa em relação a 'termos da moda', concorda.
Habilidades sociais, interesse pelos outros e capacidade de estabelecer
relações são e sempre foram importantes nas empresas.
Amanhã postarei a parte 2
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